Home APOGEP Emprego Sexta, 05 Março 2021
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Entidade de referência sediada na cidade de Lisboa, com projetos nos 5 continentes, com foco em clientes de grandes clientes da administração publica e local, em Portugal e Ilhas, procura gestor/a de projeto.

 

 

PERFIL

O Gestor de Projetos é um facilitador. O Gestor de Projetos sabe isolar e comunicar problemas (não se refugia em "é impossível"), sabe antecipar e gerir os riscos, sabe antecipar a necessidade das tarefas, de modo a distribuir atempadamente a sua realização (e começa por, após planeamento, mas antes de si próprio, distribuir tarefas à sua equipa), sabe mobilizar os recursos de que dispõe (e pressionar quando as respostas demoram ou exigir qualidade quando se detetam não conformidades), e sabe transmitir – à equipa, aos clientes, à gestão e a todos os restantes stakeholders – que os resultados estão a ser atingidos (assim ganhando a confiança da equipa e de quem nele aposta).

 

REQUISITOS

Para o exercício destas funções são exigidas as seguintes competências cognitivas e comportamentais: capacidade de relacionamento, capacidade de liderança, organização, facilidade de expressão oral e escrita, à-vontade e gosto pela comunicação em público, capacidade de estruturação de dados de acordo com modelo relacional, conhecimentos de SQL, domínio da área de negócio do projeto, conhecimento do mercado e das ofertas da concorrência, capacidade para trabalhar com equipas multidisciplinares, disponibilidade para a mudança e para a aprendizagem contínua.

 

O Gestor de Projeto deve ainda possuir habilitações académicas no domínio da Gestão de Projetos ou uma certificação IPMA Level D - Certified Project Management Associate ou equivalente (se não for o caso, compromete-se a obtê-la no prazo de um ano após início das funções de Gestor de Projeto).

 

FUNÇÕES

O Gestor de Projeto é responsável:

 

  • pela conceção global do Projeto, podendo nomear responsáveis pela conceção de partes do projeto
  • pela identificação das necessidades do Cliente
  • pela revisão e aceitação das estimativas do projeto e do seu planeamento (cronograma em Project)
  • pela elaboração, manutenção, divulgação e controlo do Plano do Projeto e da Diretoria do Projeto
  • pelo levantamento, pela gestão e pelo controlo dos requisitos, dos testes e das especificações do projeto
  • pela clarificação ou eliminação dos requisitos ambíguos, incompletos ou não atingíveis apresentados pelo Cliente, após obtenção do seu acordo
  • pela gestão dos pedidos de alteração, pela gestão do âmbito e pela calendarização do projeto
  • pelo reaproveitamento de rotinas ou sistemas anteriormente desenvolvidos pela empresa
  • pela afetação de recursos a tarefas do projeto, controlo dos tempos de resposta e deteção de eventuais atrasos
  • pelo controlo do impacto e do volume de trabalho associados a ocorrências do projeto e a pedidos de alteração
  • pela criação de ambientes de desenvolvimento, de teste, de formação e de operação adequados ao projeto
  • pela recolha dos Objetivos e Indicadores do BSC, relativos ao projeto
  • por garantir que, ele próprio e todos os técnicos envolvidos no projeto, têm conhecimento da proposta, do caderno de encargos, da legislação aplicável e de outras especificações técnicas relevantes para o projeto
  • por mostrar profissionalismo no contacto com todos os stakeholders, transmitindo confiança
  • por perceber as particularidades do Cliente, o seu estilo de atuação, os seus objetivos, estratégias, interesses e necessidades, atuando em conformidade
  • por toda a comunicação com o Cliente, mantendo-o permanentemente informado, mesmo em relação a aspetos negativos
  • por manter registos da informação relevante enviada e recebida sobre o projeto e a gestão do projeto
  • por fazer valer os seus pontos de vista usando adequadamente argumentos ajustados às caraterísticas da outra pessoa
  • por argumentar de modo proporcional e no tempo certo
  • por procurar criar empatia
  • por saber apresentar-se
  • por ser pontual no cumprimento de compromissos com o Cliente
  • pelo registo da informação, documentação dos riscos identificados, classificados e avaliados, assim como pelo controlo de todo o processo da gestão do risco
  • pela identificação de necessidades de formação, na sua equipa de projeto e na equipa do Cliente
  • por desenvolver protótipos em novas tecnologias requeridas pelo projeto, em conjunto com a I&D e outras áreas ou outras equipas de projeto
  • por garantir a segurança das pessoas, dos dados, dos sistemas e dos equipamentos associados ao projeto
  • por garantir o cumprimento dos procedimentos da Qualidade da empresa
  • por facilitar as auditorias, internas e externas, ao projeto e aos processos relacionados com a execução do projeto
  • por avaliar eventuais fornecedores, relevantes para a execução do projeto
  • pelo cumprimento dos procedimentos de verificação, validação e aceitação do projeto pelo Cliente
  • pela identificação das Lições Aprendidas do projeto
  • pela definição das funcionalidades dos sistemas desenvolvidos pelo projeto e das principais vantagens reconhecidas pelos utilizadores, para apoio ao marketing
  • pela melhoria contínua dos processos de gestão de projetos, de desenvolvimento de software e de relacionamento com o cliente no âmbito do sistema de gestão da qualidade da empresa, de acordo com as referências NP ISO 9001:2015 e CMMI DEV 1.3.
  • pela transformação do projeto num caso de sucesso


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::: APOGEP EMPREGO é uma iniciativa da APOGEP - Associação Portuguesa de Gestão de Projetos, e divulga oportunidades de trabalho relevantes para a comunidade portuguesa de gestores de projetos :::

 

 

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