Home Certificação Gestores de Projeto Quarta, 22 Novembro 2017
O sistema de certificação IPMA Versão para impressão Enviar por E-mail

 

O sistema IPMA 4-L-C e as International Certification Regulations (ICR), que suportam o sistema de certificação, são aplicados em cada país pelo respetivo IPMA Certification Body (CB) e são baseados na norma ISO/IEC 17024:2012 (Conformity assessment – General requirements for bodies operation certification of persons).

A APOGEP promove o sistema IPMA Four-Level-Certification (IPMA 4-L-C) de certificação em Gestão de Projetos, alinhado com o desenvolvimento da carreira profissional dos Gestores de Projetos, Programas e Portefólios. Em Portugal, o CB tem a designação de Comissão Nacional de Certificação (CNC).

A certificação constitui um incentivo para os gestores de projetos:

  • Melhorarem os seus conhecimentos, experiências e atitudes pessoais;
  • Prosseguirem a sua formação técnica;
  • Melhorarem a qualidade da gestão de projetos;
  • Atingirem os objetivos dos projetos com maior eficácia.

O sistema de certificação da IPMA não obriga a que os candidatos frequentem previamente qualquer tipo de ação de formação. É da exclusiva responsabilidade do candidato assegurar que reúne os conhecimentos e a experiência requeridos para a certificação, reservando-se a CNC o direito de verificar as condições de admissibilidade aos diferentes níveis de certificação.

O sistema de certificação da IPMA tem ainda as seguintes características que o distinguem de outros sistemas de certificação:

· Especificidade Nacional

Embora os Certification Bodies (CB) de cada Associação tenham que obedecer aos regulamentos e orientações metodológicas da IPMA, condição necessária para a validade internacional dos certificados emitidos por cada CB, estes têm uma considerável liberdade para adaptar os sistemas de certificação nacionais às realidades socioeconómicas específicas e à cultura das Organizações em que se inserem os candidatos à certificação.

· Personalização

Com exceção do Nível D, em que, por não ser exigida experiência prévia aos candidatos, a certificação se baseia apenas no exame de certificação, em todos os outros níveis os procedimentos de certificação são personalizados, baseando-se em diversos tipos de provas, para além do exame escrito, visam caracterizar de forma segura e com o mínimo de subjetividade as competências do candidato.

· Acompanhamento pós-certificação

Os gestores de projetos de programas ou de portefólios certificados estão sujeitos a um processo de recertificação, em cada cinco anos, processo que é também personalizado e que permite o acompanhamento dos seus desenvolvimentos profissionais pelos assessors do CB.

· Melhoria Contínua

A margem de manobra que é conferida pela IPMA a cada CB permite que seja mantido um verdadeiro processo de melhoria contínua do sistema de certificação baseado nos seguintes elementos:

· Avaliações feitas pelos candidatos no final do seu processo de certificação, sob a forma de questionários de satisfação;

· Recomendações de melhoria feitas pelos assessors, com base na experiência no terreno;

· Recomendações de melhoria do Scheme Commitee (Comité de Stakeholders do sistema de certificação, nos termos da Norma ISO 17024);

· Experiência internacional trocada entre os CB das várias Associações;

· Ações de melhoria indicadas pelos Validadores da IPMA (cada CB é sujeito a um processo de validação, em tudo idêntico a uma certificação ISO 9000, em cada três anos).


Para a inscrição ou informações sobre a certificação da APOGEP contacte-nos através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar   ou pelo telefone 218481440, às 4ªs e 6ªs das 10h30 às 14h.

 

 

Membro

Junte-se a nós nas redes sociais

logo linked inlogotipo facebook

 

Contacte-nos

APOGEP

Telefone: 21 8481440 - Email: info@apogep.pt
Sede: Rua do Conde de Redondo 8 - 6 Dt Lisboa

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.