Home Eventos e-Tertúlias Terça, 13 Abril 2021
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A próxima e-Tertúlia do ciclo 'Projetos de Transformação Digital' acontece dia 09 de março, e coloca desta vez foco no impacto destes projetos na educação.


Desde o ensino básico e secundário até aos programas de ensino superior, todos os níveis do nosso sistema educacional são afetados pela tecnologia. Com maior conetividade, velocidade e recursos de armazenamento baseados em nuvem, escolas e faculdades têm uma rede de comunicação aprimorada que abre caminho para um melhor compartilhamento de conhecimento.

 

A transformação digital é um processo inevitável de mudança. Serve de ponto de partida para dar resposta aos desafios de negócio, como as tecnologias digitais vão mudar a forma como aprendemos, e representa uma oportunidade excecional para as organizações e as pessoas atingirem as suas metas de forma mais rápida e melhor

 

Esta revolução tem o potencial de promover a forma como a democratização do ensino e formação acontecem, permitindo a cada pessoa aprender o seu próprio ritmo em qualquer local à escolha.

 

Abordaremos casos concretos, descrevendo as dificuldades, desafios e conquistas.

 

Será discutida a importância da gestão de projetos para alcançar os benefícios pretendidos, e o perfil, competências e capacidades dos gestores dos projetos de transformação digital.

 

O painel contará com oradores de excelência:

 

 

Adérito Fernandes-Marcos
Professor Catedrático da Universidade Aberta

 

Licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa; Doutorado em Engenharia Informática (especialização em Computação Gráfica)  pela Technische Universitaet Darmstadt, Alemanha; Agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Foi o fundador e diretor do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma oferta em associação da Universidade Aberta e da Universidade do Algarve;  e do programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web, uma oferta em associação da Universidade Aberta e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, ambos programas lecionados em regime de e-learning. Foi o fundador, coordenador e atual investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação – Polo da Universidade Aberta. Participa ainda como investigador colaborador no INESC-TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência) no LEAD (Laboratório de Educação a Distância e E-learning). Foi o fundador da série de conferências bianuais ARTECH - Conferência Internacional de Arte Digital e Interativa (9 edições realizadas) e ARTeFACTo - Conferência Internacional de Criação Digital na Arte e Comunicação (2 edições realizadas). É (co) autor de cerca de uma centena e meia de publicações nacionais e internacionais.  Foi coordenador/mentor ou integrou a equipa de investigação cerca de duas dezenas de projetos de investigação, após a conclusão do doutoramento, sendo os últimos projetos realizados recorrendo fortemente a meios digitais em rede.

É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ARTeFACTo – Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares sobre Artefactos nas Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086), em fase de lançamento.

 

 

 

Pedro Guedes de Oliveira
Professor Emérito da Universidade do Porto

 

Pedro Guedes de Oliveira licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na FEUP, tendo-se doutorado na Universidade de Aveiro, onde foi um dos fundadores do Departamento de Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações e onde lecionou até 1993. A partir desse ano, foi professor no DEEC da FEUP, onde se jubilou em 2015. É, presentemente, Professor Emérito da Universidade do Porto.

 

A sua investigação incidiu principalmente na área dos Circuitos Eletrónicos Analógicos e Digitais, VLSI Analógico, Engenharia Biomédica, Processamento de Sinal e Redes Neuronais, sendo autor de publicações em revistas e conferências nacionais e internacionais da especialidade.

Na Universidade do Porto, exerceu numerosos cargos, nomeadamente como vogal do conselho diretivo e, depois, presidente do DEEC, membro do primeiro Conselho Geral da UP, tendo sido sucessivamente eleito para o Conselho Científico da FEUP.

É membro executivo do Conselho de Diretores do INESC desde 1991 e foi o primeiro presidente do INESC Porto (hoje INESC TEC), cargo que exerceu até 2005 e onde é, atualmente, consultor do Presidente. Em 2016 foi nomeado coordenador geral do INCoDe.2030, cargo que exerceu até setembro de 2019.

 

Exerceu ainda vários cargos públicos, tendo sido, nomeadamente, membro não executivo da Administração da AdI e membro executivo da direção da FCCN. Colaborou também em várias iniciativas e com diversas entidades de âmbito cultural, nomeadamente como Presidente da Mesa do Conselho Geral da CULTURPORTO e como membro do Conselho de Administração da Porto 2001- Capital Europeia da Cultura.

 

 

 

Regina Magalhães Correia
Consultora Sénior na Sistrade

 

Desde setembro de 2015, é Consultora Sénior na Empresa SISTRADE Software Consulting S.A. na Área de Negócio Indústria e Serviços, desempenhando paralelamente funções de Coordenadora de Projetos de Inovação. É também Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da empresa.

 

Possui a Licenciatura em “Informática/Matemáticas Aplicadas” pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Pós-Graduação em “Finanças para Não Financeiros” pelo ISEE – Instituto Superior de Estudos Empresariais (Universidade do Porto) e “MBA Executivo em Marketing” pela Escola de Negócios Porto Business School.

Ao longo de 30 anos, desenvolveu a sua atividade profissional maioritariamente como Consultora (Implementação e Venda) de Sistemas de Informação Integrados, ERPs e Tecnologias de Informação, o que lhe permitiu a obtenção de elevado conhecimento funcional e técnico na área de soluções de Informática de Gestão, mais concretamente de ERP orientadas para as médias e grandes empresas. Possui vasta experiência internacional no desenvolvimento de projetos de implementação e de investigação.

 

Desempenhou também funções de docência no Ensino Secundário na área das Tecnologias de Informação, tendo também exercido funções de Delegada de Grupo.

 

A moderação estará a cargo de Mariana Delgado, do Polo Porto / Braga da APOGEP.

 

DIA E HORÁRIO

Terça-feira, 09 março 2021

19:00 - 20:30 GMT Hora de Lisboa

Online, plataforma Webex

 

INSCRIÇÃO
Faça o seu registo AQUI, até às 23:59 GMT hora de Lisboa de dia 08 de março, para receber acesso ao evento, que decorrerá na plataforma Webex.

 

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Tertúlias e e-Tertúlias, modelos criados pela IPMA Young Crew Portugal, são agora a designação dos eventos regulares de formato mais ligeiro, quer da IPMA Young Crew quer da APOGEP e seus restantes organismos.


::: Estes eventos são de participação gratuita mas inscrição necessária, e conferem 2 pontos de Continuing Professional Development (CPD). Os pontos de CPD são necessários à Recertificação IPMA APOGEP :::

 

 

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APOGEP - Associação Portuguesa de Gestão de Projetos

Email: info@apogep.pt
Morada: Praça Rocha Martins 4C, 1600-756 Lisboa

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